COPA DO MUNDO FIFA 2006


A Copa do Mundo FIFA de 2006 foi a 18 ª edição e foi realizada entre junho e julho de 2006 na Alemanha. Trinta e um equipes classificadas a partir deste processo, junto com a nação anfitriã, Alemanha, para o torneio final. Itália venceu o torneio, alegando seu quarto título da Copa do Mundo.
Logo oficial Copa do Mundo FIFA 2006
Mascote
Goleo VI e Pille
Bola oficial

Teamgeist
Postêr oficial

"Zeit Dass Sich Was Dreht (Celebrate The Day)"
Herbert Grönemeyer e Amadou & Mariam
Música oficial
Artilheiro
05 GOLS: Miroslav Klose (ALE)
FRANÇA
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
ITÁLIA

ALEMANHA


CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS
No grupo A na partida de abertura do torneio, Alemanha e Costa Rica jogaram um jogo que terminou 4-2 para o os alemães. Alemanha acabou por garantir a primeira vaga do Grupo A após vencer Polônia por 1-0 e o Equador por 3-0. Apesar da derrota, o Equador já haviam batido a Polónia e a Costa Rica 2-0 e 3-0, respectivamente garantindo o segundo lugar.
No Grupo B, Inglaterra e Suécia jogaram o Paraguai para o terceiro lugar depois de vitórias estreitas. Trinidad e Tobago ganhou algum respeito internacional depois de um empate com a Suécia no jogo de abertura e conseguindo segurar a Inglaterra sem gols durante 83 minutos, até gols de Peter Crouch e Steven Gerrard selou uma vitória por 2-0. Suécia qualificou-se para a fase seguinte após empatar 2-2 com a Inglaterra.
Tanto a Argentina e Holanda foram classificadas pelo Grupo C com um jogo restante, Argentina superando o grupo no saldo de gols ter martelado a Sérvia e Montenegro por 6-0 e batendo a Costa do Marfim por 2-1. Os holandeses pegou 1-0 e 2-1 vitórias sobre Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim, respectivamente.
Portugal classificado através do Grupo D, ficou com a primeira vaga e o México a qualificação em segundo lugar. O Irã perdeu chances contra o México em sua abertura 1-3 derrota e foram eliminados na partida contra Portugal. Eles lutaram contra os portugueses, mas caiu por 2-0. Seu último jogo contra Angola terminou em empate 1-1. Os africanos tiveram uma primeira Copa do Mundo respeitável depois de empatar contra o México (0-0) e o Irã.
No Grupo E, a Itália passou para a próxima fase sofrendo apenas um gol dos Estados Unidos. Os EUA decepcionou contra a República Tcheca e Gana, 0-3 e 1-2, respectivamente, apesar de um empate 1-1 contra a Itália. Torneio estreante Gana se juntou a Itália na classificação final do grupo, após vitórias sobre a República Checa e Estados Unidos.
Grupo F incluiu o Campeão do Mundo Brasil, Croácia, Japão e Austrália. A Austrália derrotou o Japão por 3-1, e, apesar de perder 0-2 para o Brasil, um
empate 2-2 com a Croácia foi o suficiente para dar os australianos um lugar nas oitavas. Os brasileiros ganharam os três jogos para se qualificar em primeiro lugar no grupo. Sua vitória por 1-0 contra a Croácia, foi através de um gol no final do primeiro tempo por Kaká. Brasil ainda derrotou o Japão por 4-1 e a Austrália (2-0). Croácia e Japão saiu do torneio sem uma única vitória.
Pelo grupo G a França só conseguiu um empate sem gols contra a Suíça e um empate 1-1 contra a Coreia do Sul. Com o capitão Zinedine Zidane suspenso, sua vitória por 2-0 contra o Togo foi o suficiente para eles para avançar para a fase eliminatória. Eles juntaram-se os vencedores de cada grupo, a Suíça, que derrotou Coreia do Sul por 2-0, e não um gol no torneio. Coreia do Sul venceu Togo, mas quatro pontos não foram suficientes para vê-los para na fase seguinte, enquanto Togo saiu sem nenhum ponto.
A Espanha dominou Grupo H, marcando 8 gols, e sofrendo apenas 1. Ucrânia, apesar de ter sido derrotado por 4-0 pela Espanha, aproveitou-se dos adversários mais fracos para vencer a Arábia Saudita 4 -0 e a Tunísia por 1-0, graças a um pênalti aos 70 minutos por Andriy Shevchenko. Arábia Saudita e Tunísia saiu do torneio com 1 ponto cada, graças a um empate 2-2 contra o outro.
FASE FINAL
Na segunda rodada, dois gols no início dos primeiros 12 minutos para a Alemanha que acabou com as esperanças dos suecos em avançar para as quartas. Argentina se esforçou para superar o México até que Maxi Rodríguez na prorrogação coloca os argentinos nas quartas. A jornada da Austrália terminou quando os italianos foram premiados com um pênalti polêmico em profundidade os segundos restantes do jogo, os italianos tinham passado grande parte do jogo com apenas dez homens em campo, após um cartão vermelho igualmente polêmico mostrado para o centro de volta Marco Materazzi. Em uma partida que terminou em 0-0, Suíça não conseguiu converter nenhuma de suas três penalidades na decisão por pênaltis contra a Ucrânia.
Inglaterra lutou pesado contra o Equador, e venceu por 1-0, graças a uma cobrança de falta de David Beckham. Brasil venceu por 3-0 contra Gana, em um jogo que incluiu registro 15 º gol de Ronaldo em Copas do Mundo. Der Spiegel informou que o jogo foi influenciado por um sindicato de apostas asiática. Portugal derrotou a Holanda por 1-0, com o gol de Maniche em uma partida amarga, que marcou um novo recorde da Copa do Mundo, com 16 cartões amarelos e quatro jogadores expulsos. França venceu Espanha 3-1, com gols de Franck Ribéry, Patrick Vieira e Zidane.
Pelas quartas de final na partida entre Alemanha e Argentina terminou 1-1 após prolongamento; os alemães superaram os argentinos por 4-2 nos pênaltis para passar para as semifinais Em Gelsenkirchen, quando a Inglaterra enfrentou Portugal, Wayne Rooney foi expulso, e Portugal venceu por 3-1 nas penalidades, após um empate 0-0. Itália derrotou a estreante em quartas de final Ucrânia 3-0. França eliminou o Brasil por 1-0, o Brasil só conseguiu um remate à baliza, enquanto Zinedine Zidane drible 's lhe rendeu Homem do Jogo e sua falta de Thierry Henry resultou no gol da vitória.
A semifinal entre a Alemanha e a Itália levou a uma prorrogação que foi sem gols até o minuto 118, quando a Itália marcou duas vezes através de Fabio Grosso e Alessandro Del Piero, pondo fim à invencibilidade da Alemanha, em Dortmund. Com esta vitória, a Itália continuou o seu domínio sobre a Alemanha. Na segunda semifinal, Portugal perdeu para a França por 1-0 em Munique, com o gol decisivo sendo um pênalti marcado pelo capitão francês Zinedine Zidane.
Pela decisão do terceiro lugar, Portugal eram fortes na posse, mas faltava soco no ataque; incapaz de converter 57% de posse em gols. Pauleta teve duas chances claras de 15 metros, mas ambas as vezes bater tiros mansas que não o fizeram guardião problemas Oliver Kahn , que estava jogando em sua última partida pela seleção alemã. Portugal tem um gol de consolação com a ajuda de substituto Luís Figo, um cruzamento da direita em 88 que mergulhou para o gol. O jogo terminou 3-1, resultado que deu aos anfitriões as medalhas de bronze e deixou Portugal em quarto lugar.
A final começou com um ponto de cada lado nos primeiros 20 minutos. Zinedine Zidane abriu o placar convertendo um chute polêmico pênalti no sétimo minuto, que olhou para fora da parte de baixo do travessão e dentro do gol. Marco Materazzi depois empataram o jogo aos 19. Ambas as equipes tiveram chances de marcar o gol da vitória no tempo normal: Luca Toni bateu na trave aos 35 minutos para a Itália, enquanto que a França não beneficiou de uma possível segunda penalidade no minuto 53, quando Florent Malouda caiu na caixa após um tackle de Gianluca Zambrotta .
No final do regulamento 90 minutos, o placar ainda estava em 1-1, e o jogo foi forçado a tempo extra. O Goleiro italiano Gianluigi Buffon salvou os italianos na prorrogação, quando ele defendeu um cabeçalho de Zidane por cima do travessão. Além disso controvérsia seguiu perto do final do tempo extra, quando Zidane bateu de cabeça no peito de Materazzi em um incidente off-the-ball e foi expulso. Tempo extra não produziu mais chances de gol e foi seguido
de uma disputa de pênaltis, que a Itália ganhou por 5-3 se tornando tetracampeã do mundo.

(clique para ampliar)

Seleção italiana na comemoração do tetracampeonato conquistado em 2006.
PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

FIFA Fussball Weltmeisterschaft Deustchland 2006
Alemanha, 09 junho - 09 julho




(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)




(use o mouse para ver o nome e alternar entre os estádio)








