COPA DO MUNDO FIFA 2002


Copa do Mundo FIFA de 2002 foi a décima sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol que reuniu 32 equipes entre maio e junho de 2002. Foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, e a última edição do torneio, onde o campeão anterior do torneio garantia vaga direta na fase final da competição. Brasil e Alemanha, os dois gigantes das Copas, chegaram a 2002 desacreditados por todos. Ronaldo foi o grande nome da Copa, pois todos duvidavam de sua capacidade física de disputar o mundial, devido a 2 anos de inatividade por causa de suas cirurgias no joelho, porém foi Ronaldo o grande herói brasileiro que decidiu a final marcando dois gols levando o Brasil ao Pentacampeonato mundial.
Logo oficial Copa do Mundo FIFA 2002
Mascote
Os “Spheriks” Ato, Kaz e Nik
Bola oficial

Fevernova
Postêr oficial

"Anthem"
Vangelis
Música oficial
Artilheiro
08 GOLS: Ronaldo (BRA)
ALEMANHA
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
BRASIL

TURQUIA


CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS
A Copa do Mundo de 2002 começou com uma derrota do atual campeão França, jogando sem o lesionado Zidane, pelo Senegal em 1 a 0. Em seu segundo jogo, a França empatou com o Uruguai em 0 a 0, e por fim a derrota por 2-0 contra a Dinamarca em seu último jogo do grupo selou o destino da França. A Dinamarca garantiu primeira vaga do grupo, junto com Senegal para passar para a próxima rodada. Senegal empatou com Dinamarca e Uruguai.
A Espanha no Grupo B tornou-se uma das duas únicas equipes para pegar o máximo de pontos, derrotando tanto Paraguai e Eslovênia por 3-1, além de bater a África do Sul por 3-2. Paraguai precisava de um gol contra a Eslovênia, para passar a África do Sul no saldo de gols e passar para o segundo turno.
A outra equipe a vencer todos os seus jogos de grupo foi o Brasil, no Grupo C. A Turquia avançou para a próxima rodada, também, bater a Costa Rica no saldo de gols. China, treinada por Bora Milutinović, não conseguiu obter um ponto ou até mesmo marcar um gol.
No grupo D Estados Unidos venceu Portugal por 3-2. Depois, americanos conseguiram um empate 1-1 com a Coreia do Sul . Coréia do Sul, que já havia vencido a Polônia por 2-0 , venceu Portugal no terceiro jogo decisivo para enviar os europeus casa e também dar aos Estados Unidos uma passagem para o segundo turno , apesar de ter perdido para a Polônia no terceiro jogo.
Alemanha massacrou a Arábia Saudita por 8-0, no Grupo E, e garantiu a primeira vaga com mais uma vitória em cima de Camarões (2-0) e um empate de 1-1 contra a Irlanda. A Irlanda ficou com a segunda vaga.
No Grupo F Argentina não vaga para a próxima fase devido a uma derrota para a Inglaterra por 1-0 em uma penalidade David Beckham e um empate com a Suécia. Os escandinavos ficando com a primeira vaga e a Inglaterra com a segunda.
No Grupo G, México e Itália se classificaram com jogos poucos expressivos em cima do Equador e Croácia. Já pelos grupo H o co- anfitrião Japão juntaram-se na Bélgica e seguiram para a próxima fase. Rússia e Tunísia não conseguiu se classificar.
FASE FINAL
Na segunda rodada, a Alemanha derrotou o Paraguai por 1-0 com um gol de Oliver Neuville, enquanto a Inglaterra derrotou a Dinamarca por 3-0. No jogo Espanha-Irlanda, as duas equipes empataram 1-1 e penalidades deu à Espanha um lugar nas quartas-de-final. Suécia e Senegal tinha um jogo 1-1 e levou um gol de Henri Camara na prorrogação para resolver o jogo para o Senegal. Os Estados Unidos venceram o México por 2-0, graças aos gols de Brian McBride e Landon Donovan. Brasil derrotou a Bélgica por 2-0, enquanto a Turquia terminou a corrida do Japão, com uma vitória por 1-0. A Coreia do Sul, venceu a Itália por 2-1.
Nas quartas-de-final, Ronaldinho marcou o segundo gol do Brasil, na vitória contra a a Inglaterra por 2-1. Os Estados Unidos perderam para a Alemanha por 1-0 por um gol de Michael Ballack no minuto 39. A Coreia do Sul tem mais uma vitória, batendo Espanha nos pênaltis depois de um empate 0-0. Os anfitriões sul-coreanos se tornou a primeira seleção asiática até então a chegar nas semifinais da Copa do Mundo.
Nas semifinais os dois jogos terminaram com o placar em 1-0; no primeiro , gol de Ballack foi suficiente para a Alemanha para derrotar a Coreia do Sul e seguir para a final. Ronaldo pelo Brasil marcou seu sexto gol da competição para o Brasil, que bateu a Turquia por 1-0. Na partida pelo terceiro lugar, a Turquia bateu os sul-coreanos 3-2.
Na partida final, realizada em Yokohama, no Japão, dois gols de Ronaldo garantiu a Copa do Mundo para o Brasil. Ronaldo marcou duas vezes no segundo tempo e, após o jogo, ganhou o prêmio Chuteira de Ouro para o artilheiro do torneio com oito gols. Esta foi a quinta vez que o Brasil ganhou a Copa do Mundo, consolidando seu status como a seleção de maior sucesso na história da competição.

(clique para ampliar)

Comemoração brasileira ao conquistar o pentacampeonato.
PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

2002 FIFA 월드컵 한국/일본
2002 FIFAワールドカップ 韓国/日本
Coreia do Sul/Japão, 31 maio - 30 junho




(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)




(use o mouse para ver o nome e alternar entre os estádio)













Coreia do Sul
Japão







