COPA DO MUNDO FIFA 1990


A Copa do Mundo FIFA de 1990 foi a décima quarta edição do mundial e aconteceu entre os meses de junho e julho de 1990 na Itália. Novamente o número de seleções participantes se manteve em 24, assim como seu formato. A final da Copa do Mundo FIFA de 1990 foi disputada pela Argentina e a Alemanha Ocidental. A partida foi realizada em 8 de julho às 20h, no Estádio Olímpico de Roma, onde a Alemanha ocidental faturou o seu terceiro título.
Logo oficial Copa do Mundo FIFA 1990
Mascote
Ciao
Bola oficial

Etrusco Unico
Postêr oficial

Un'estate italiana
Edoardo Bennato
e Gianna Nannini
Música oficial
Artilheiro
06 GOLS: Salvatore Schillaci (ITA)
ARGENTINA
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
ALEMANHA OCIDENTAL

ITÁLIA


CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS
Pelo Grupo A, os Italianos garantiram a primeira vaga após conquistar a vitória nos três jogos que disputou, 1 a 0 contra a Áustria, 1 a 0 contra os Estados Unidos e 2 a 0 contra os tchecos. A segunda vaga ficou com a Tchecoslováquia que goleou os Estados Unidos por 5 a 1, venceu a Áustria por 1 a 0 e perdeu para a Itália em 1 a 0.
No grupo B, o grande destaque foi Camarões, que venceu os atuais campeões argentinos por 1 a 0, na segunda partida derrotou a Romênia por 2 a 1, e foi goleada por 4 a 0 contra a União Soviética. A Romênia mesmo sendo derrotada por Camarões, consegui a segunda vaga vencendo a URSS por 2 a 0, e com o empate de 1 a 1 contra os Hermanos argentinos. A terceira vaga ficou os argentinos pelo sistema técnico.
No grupo C, o Brasil garantiu a primeira vaga ao ganhar as três partidas, a primeira contra a Suécia onde venceu por 2 a 1, a segunda vencendo a Costa Rica por 1 a 0 e a terceira vencendo também por 1 a 0 contra a Escócia. A Costa Rica vencendo a Escócia por 1 a 0, e a Suécia por 2 a 1 ficou com a segunda vaga mesmo tendo perdendo para o Brasil.
No grupo D, a Alemanha Ocidental comandou duas goleadas, 4 a 1 contra Iugoslávia e 5 a 1 contra os Emirados Árabes Unidos, e comandou também o empate de 1 a 1 jogando contra a Colômbia. A Iugoslávia ganhou dois dos jogos que disputou, venceu a Colômbia por 1 a 0 e ganhou dos Emirados Árabes Unidos por 4 a 1. A terceira vaga pelo sistema técnico ficou com a Colômbia.
Pelo grupo E na estreia espanhola contra o Uruguai o placar terminou em 0 a 0, já nos jogos seguintes a seleção espanhola venceu a Coreia do Sul por 3 a 1 e a Bélgica por 2 a 1. A Bélgica vence a Coreia do Sul por 2 gols a 0 e derrota também o Uruguai com o placar final em 3 a 1. A terceira vaga ficou com o Uruguai que na fase de grupos só venceu um jogo, contra a Coreia do Sul em 1 a 0.
No grupo F, a Inglaterra venceu o Egito por 1 a 0, e comandou outros dois empates, 1 a 1 contra a Irlanda e 0 a 0 contra a Holanda, e ficou com a primeira vaga do grupo. Já a Irlanda ficou com a segunda vaga ficou na segunda colocação por sorteio devido ao empate em pontos com a Holanda. A Irlanda empatou em todos os jogos que disputou 1 a 1 contra a Holanda e Inglaterra e em 0 a 0 com o Egito. A Holanda assim como a Irlanda somente empatou nos jogos que jogou ficando com a terceira vaga do grupo.
FASE FINAL
Nas oitavas de final a seleção de Camarões venceu a Colômbia por 2 a 1 na prorrogação com dois gol de Milla nos minutos 106 e 109. A Tchecoslováquia goleou a Costa Rica por 4 a 1. No clássico sul-americano, os argentinos venceram o Brasil por 1 a 0 com gol de Caniggia. A Alemanha venceu a Holanda por 2 a 1. No jogo entre Irlanda e Romênia o jogo foi estendido até os pênaltis onde a Irlanda venceu por 5 pênaltis cobrados contra 4 da Romênia. A Itália venceu os uruguaios por 2 a 0 no estádio olímpico de Roma. Os espanhóis foram derrotados pela Iugoslávia em 2 a 1 na prorrogação, com o gol decisivo de Dragan Stojković aos 92 minutos. Entre Inglaterra e Bélgica, mais um jogo que foi até a prorrogação, o placar final ficou em 1 a 0 para o time inglês.
Nas quartas de final, a Argentina se classificou para as semifinais após derrotar a Iugoslávia na disputa de pênaltis que terminou em 3 a 2 para os Hermanos. Itália venceu a Irlanda em mais um jogo das quartas de final. A Alemanha se classificou vencendo a Tchecoslováquia por um placar magro de 1 a 0. Já a Inglaterra venceu a seleção africana de Camarões por um placar de 3 a 2 decidido na prorrogação.
Nas semifinais, ocorrem dois clássicos: Alemanha X Inglaterra e Argentina X Itália. No primeiro jogo, uma das maiores rivalidades da Europa, muito equilíbrio, e um empate em 1 a 1 com gols de Andreas Brehme para o time alemão e Lineker marcou para os ingleses. Mesmo tendo um brilhante elenco a Inglaterra não conseguiu furar o bloqueio alemão e a decisão foi para os pênaltis, onde pesou a tradição da Alemanha, que venceu por 4 a 3 e chegou à sua terceira final consecutiva, um recorde inédito até então.
"Desculpe Dieguito, nós te amamos, mas a Itália é a nossa pátria". Essas palavras expressavam o sentimento da torcida italiana no Estádio San Paolo, em Nápoles, onde Argentina e Itália se enfrentariam. Foi lá que Maradona viveu seus melhores dias na carreira. Começa o jogo, os italianos dominam e Schilacci faz 1 a 0. A Argentina se recupera em campo, mostra um futebol e uma auto-confiança que não mostrara e Caniggia empata. O empate persiste na prorrogação e a decisão da vaga também vai para os temidos penais. A torcida napolitana torce para que, só desta vez, Maradona erre o pênalti, mas ele marca. Goycochea brilha, defende dois pênaltis e a Itália, anfitriã e talvez a maior favorita ao título no início da competição, dá adeus ao tetracampeonato.
No estádio San Nicola, em Bari, na decisão do terceiro lugar, Itália e Inglaterra fazem um jogo de anticlímax mas que acaba ganhando contornos mais emocionantes em seu desenvolvimento, se tornando um jogo bastante disputado. A Itália ganha o terceiro lugar por 2 a 1 com um gol de pênalti de Schillaci, que, desta forma, se torna o artilheiro da Copa. Apesar de não terem chegado às finais, tanto os jogadores italianos quanto os ingleses demonstraram estar orgulhosos pela campanha de suas seleções e a entrega das medalhas pelo 3º lugar se tornou um dos momentos mais marcantes da Copa de 90.
No Estádio Olímpico de Roma, a Alemanha Ocidental de Lothar Matthäus e a Argentina de Maradona fariam a revanche da Copa de 1986. El Pibe de oro, que já era "odiado" pelos torcedores romanos por sua atuação em Nápoles, se vingou, chamando palavrões para a torcida, que vaiou o hino argentino. Ele se tornou um dos mais hostilizados pela torcida devido à eliminação italiana na semifinal. Os argentinos buscavam o tricampeonato mundial mas, depois de dois vice-campeonatos consecutivos, a Alemanha não deixaria o título escapar e domina amplamente a partida. Maradona e Jorge Burruchaga, a dupla que desmantelara a zaga alemã no jogo final da Copa de 1986 com jogadas rápidas, desta vez havia sido bem neutralizada por uma forte marcação e a tática argentina de atuar nos contra-ataques não resulta em perigo. Resta aos hermanos segurar o empate em busca de um lance isolado, como acontecera contra Brasil e Itália dias antes ou levar a decisão nos pênaltis, onde Goycochea sempre se destacou. A Alemanha, de tanto pressionar, trata de ganhar uma vantagem psicológica, e ela acontece aos 74 minutos quando Pedro Monzón faz uma falta feia em Jürgen Klinsmann (que chegou a erguer suas pernas para o ar), o que faz com que o argentino seja expulso. Com a vantagem, a Alemanha chega finalmente ao gol do título. Aos 84 minutos, Klinsmann bate falta próximo da área e na seqüência da jogada, Roberto Sensini, que havia entrado no 2º tempo, comete pênalti duvidoso em Rudi Völler. Maradona reclama e recebe cartão amarelo. Brehme bate rasteiro no canto e Goycochea, desta vez, não pega. Faltava muito pouco para o fim da partida e a Argentina não teria condições de reagir. A Alemanha conquistava o tricampeonato. Franz Beckenbauer se torna o primeiro europeu (e o segundo campeão de Copa do Mundo) a ser campeão do torneio como treinador e jogador. Apesar do gol do título ter vindo de um lance duvidoso, o título germânico foi incontestável.


(clique para ampliar)
(clique para ampliar)

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO


Copa do Mundo FIFA de 1990
Itália, 08 junho - 08 julho de 1990




(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)




(use o mouse para ver o nome e alternar entre os estádio)
Capitão alemão erguendo a taça da Copa do Mundo após a conquista do terceiro título mundial alemão.




