COPA DO MUNDO FIFA 1974


A décima edição da Copa do Mundo de foi sediada na Alemanha ocidental entre junho e junho de 1974. O número de seleções participantes se manteve em 16, começando pela fase de grupos e com o formato da segunda fase neste mundial sendo o seguinte: os classificados pela primeira fase compunham dois grupos de 4 seleções, os melhores vão à final e os segundos colocados vão disputar o terceiro lugar. O mundial foi transmitido em cores pela TV em 70 países e foi a primeira Copa do Mundo onde os jogadores começaram a usar número nos calções. Nesta edição do mundial houve a estreia do cartão vermelho, a primeira vítima dele foi o atacante chileno Carlos Caszely que foi expulso aos 22 min do 2º tempo no jogo Alemanha Ocidental 1X0 Chile. Foi também o primeiro mundial que ocorreu o primeiro caso de doping. O fato ocorreu com o zagueiro do Haiti Jean-Joseph.
Logo oficial Copa do Mundo FIFA 1974
Mascote
Tip e Tap
Bola oficial

Telstar Durlast
Postêr oficial

Futbol
Maryla Rodowicz
Música oficial
Artilheiro
07 GOLS: Grzegorz Lato (POL)
PAÍSES BAIXOS
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
ALEMANHA OCIDENTAL

POLÔNIA


CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS
O Brasil sem grandes nomes de campeonatos anteriores suou para empatar se classificar. Nos jogos que enfrentou na fase de grupos empatou contra a Iugoslávia e Escócia e ganhar do Zaire por 3 a 0.
No jogo Iugoslávia e Zaire na 1ª fase, a Iugoslávia vencia por 2X0, quando o goleiro zairense Kazadi pediu para ser substituído, alegando que mal tinha tocado na bola em 20 minutos jogados. Em seu lugar, entrou Tubilandu, que, logo depois que, entrou, teve que trabalhar - teve que pegar a bola no fundo da rede, depois que a Iugoslávia marcou seu terceiro gol. No final, a Iugoslávia goleou por 9X0 e ficou com o 1° lugar na chave.
A equipe do Haiti teve um motivo para se orgulhar: ao marcar seu único gol na derrota por 3X1 diante da Itália, foi quebrada a invencibilidade da defesa italiana, que não tomava um gol desde 1972, e do goleiro Dino Zoff, que estava 1.142 minutos sem tomar gol. Na única vez em que as duas Alemanhas se enfrentaram em uma Copa do Mundo, a Alemanha Ocidental, demonstrando sua frieza, abriu mão de sua invencibilidade e perdeu para a Seleção Alemã Oriental de Futebol por 1 a 0.
Um dos grupos mais fortes da copa era o D com Polônia, Itália e Argentina e o Haiti como vítima fatal do grupo. O Haiti perdeu da Itália por 3 a 1, da Argentina por 4 a 1 e da Polônia por 7 a 0. Deu a lógica e quem goleou por mais acabou passando, avançando Argentina e Polônia. A Laranja Mecânica passeou no seu grupo e ganhou do Uruguai por 2 a 0, empatou com a Suécia 0 a 0 e goleou a Bulgária por 4 a 1.
FASE FINAL
Pela segunda fase neste mundial o Brasil ganha da Alemanha Oriental por 1-0, e da Argentina, por 2-1. A Holanda goleia a Argentina por 4-0 e vence a Alemanha Oriental por 2-0. Pelo melhor saldo de gols, a Holanda joga pelo empate na rodada final contra o Brasil. Em um jogo tenso, e por muitas vezes violento, a Holanda leva a melhor, vencendo por 2 a 0 na partida que decidiu o
finalista de seu grupo. Nas partidas de semifinais, que definiriam os finalistas, e quem decidiria o 3° lugar, entre Brasil e Holanda, e entre Alemanha Ocidental e Polônia, os jogos foram interrompidos durante seu andamento para se dar um minuto de silêncio pelo falecimento do presidente argentino Juan Domingo Perón ocorrido dois dias antes.
Já no outro grupo da segunda fase a Alemanha vence a Iugoslávia por 2-0, a Suécia por 4-2. A Polônia venceu a Suécia por 1-0 e a Iugoslávia por 2-1. Pelo melhor saldo de gols, a Alemanha tem a vantagem do empate no jogo contra a Polônia. Em um jogo difícil em um campo encharcado, a Alemanha vence a Polônia por 1-0, e vai à final. Nesta fase, o goleiro polonês Jan Tomaszewski, conseguiu a proeza de defender dois pênaltis. Um na partida contra a Suécia, em que defendeu o tiro de Tapper, e na semifinal contra a Alemanha, em que defendeu a cobrança de Uli Hoeness. Tal façanha não foi superada até hoje.Só foi igualada no mundial de 2002 pelo goleiro norte-americano Brad Friedel.Restou ao Brasil jogar e perder, pelo terceiro lugar da Copa, contra a Polônia, 1 a 0 gol de Lato, que seria o artilheiro do torneio.
Na final, a Holanda saíram na frente logo no início gol de pênalti, com pouco mais de um minuto de jogo, sem que sequer um alemão tivesse tocado na bola. A Alemanha não se abala, e chega ao empate também de pênalti. Müller aproveita a bola na área e faz o gol da virada. Depois só deu Países Baixos,mas Sepp Maier, o arqueiro germânico, parou o ataque da laranja mecânica e a Alemanha repetiu 54: virou para cima da grande favorita da final e sagrou-se bicampeã do mundo.





(clique para ampliar)
(clique para ampliar)

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO


Fußball-Weltmeisterschaft 1974
Alemanha Ocidental, 13 junho - 07 de julho




(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)



