top of page

COPA  DO MUNDO FIFA 1966

FIFA World Cup 1966

Inglaterra, 11 - 30 julho

A Copa do Mundo FIFA de 1966 foi o oitavo campeonato mundial realizado pela FIFA, sediado pela Inglaterra no mês de julho. O número de seleções participantes manteve-se em 16, e o formato também. A seleção campeã foi a anfitriã Inglaterra que derrotou a Alemanha no grande palco do futebol inglês, o estádio de Wembley.

Logo oficial Copa do Mundo FIFA 1966

Mascote

Willie, um leão

Bola oficial

Slazenger Challenge

4-Star

Postêr oficial

World Cup Willie

Lonnie Donegan

Música oficial

 

 

Artilheiro

09 GOLS: Eusébio (POR)

ALEMANHA OCIDENTAL

Terceiro lugar

Vice campeão

Campeão

INGLATERRA

PORTUGAL

CIDADES SEDE

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁDIOS

 

 

 

 

 

 

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS

 

 

 

 

     Esta sem dúvida foi uma copa com poucos gols levando em conta que as seleções jogavam de maneira muito mais tática e defensiva, o que ficou muito evidente quando a Inglaterra de Alf Ramsey que terminou em primeiro lugar do grupo 1 com apenas quatro gols marcados, mas nenhum sofrido. O Uruguai seria o segundo classificado do grupo eliminando México e França.

     No Grupo 2, a Alemanha Ocidental e a Argentina se classificaram com facilidade, ambos com 5 pontos. A Espanha fez 2, enquanto a Suíça deixou a competição após, pela segunda vez seguida em Copas do Mundo, perder todas as partidas.

     No Grupo 3, o Brasil, campeão da copa anterior, seria eliminado por Portugal e Hungria. A Bulgária também seria eliminada. O Brasil foi derrotado por húngaros e portugueses em partidas controversas apitadas por dois juízes ingleses, Kenneth Dagnall e George McCabe, que decidiram ignorar uma grande quantidade de faltas nos brasileiros direcionadas em jogadores-chave. Portugal chegava a fase final de uma Copa pela primeira vez, e jogou muito bem. A seleção lusa venceu as três partidas na fase de grupos, com belas atuações do prodigioso atacante Eusébio, que marcaria no total nove gols na Copa se tornando assim artilheiro máximo da competição.

     O Grupo 4 teve a maior surpresa da competição quando a Coreia do Norte venceu a Itália por 1 a 0, e se classificou junto com a União Soviética. Além da Itália, o Chile foi eliminado.

 

FASE FINAL

 

 

 

 

 

Nas quartas-de-final a Alemanha Ocidental derrotou o Uruguai goleando por 4 a 0 numa partida em que o árbitro inglês Jim Finney expulsou dois uruguaios: Horacio Troche e Hector Silva. A Coreia do Norte esboçava goleada semelhante contra Portugal, mas os Portugueses liderados pelo gênio do futebol Eusébio conseguiram virar o jogo fechando o placar em 5 a 3 para os Portugueses. Nos outros jogos, a URSS de Lev Yashin bateu a Hungria por 2 tentos a 1 e na partida entre Argentina e Inglaterra houve apenas um gol que seria dos ingleses, marcado por Geoff Hurst. Foi mais um jogo marcado por controvérsia arbitral. Antonio Rattín se tornou o primeiro jogador a ser expulso numa partida entre seleções em Wembley. O árbitro alemão, Rudolf Kreitlein, expulsou Rattín por indisciplina e pelo "olhar em seu rosto" mesmo não entendendo espanhol. Rattín primeiramente se recusou a sair de campo e acabou sendo escoltado por vários policiais.

     Com os resultados das quartas, as quatro equipes restantes eram todas europeias. Ambas semifinais terminaram em 2 a 1: Franz Beckenbauer marcou o tento que deu a vitória para a Alemanha Ociental frente a URSS, enquanto Bobby Charlton marcou os dois gols da vitória inglesa sobre Portugal. Outro placar de 2 a 1 ocorreria na decisão do terceiro lugar com vitória portuguesa sobre os soviéticos.

      A partida final se realizou no Wembley Stadium com cerca de 98 mil pessoas presentes. Após doze minutos de jogo Helmut Haller colocou a Alemanha Ocidental na frente, mas Geoff Hurst empatou o jogo quatro minutos depois. Martin Peters virou o jogo em favor dos ingleses aos 78 minutos. Com um minuto para o fim da partida uma falta foi marcada em favor dos alemães. A bola foi lançada à área e Wolfgang Weber consegiu tocá-la e levar o jogo a um novo empate, enquanto os ingleses reclamavam de um possível toque de mão.

     Ao final dos 90 minutos o placar era de 2 a 2, então foi jogada a prorrogação. No minuto 98 Hurst marcou novamente; seu chute bateu no travessão, e quicou exatamente sobre a linha. Desde então se debate se a bola realmente passou a linha, o que faria uma grande diferença, uma vez que se o placar permanecesse empatado, a Alemanha Ocidental talvez não permitisse o mesmo espaço a Hurst. No último minuto Hurst novamente marcou, passando pelo meio de campo alemão para efetuar seu terceiro gol na partida. Ao mesmo tempo a torcida invadiu o campo. Geoff Hurst se tornou assim o primeiro jogador a marcar três vezes numa final de Copa do Mundo.A seleção inglesa recebeu a recuperada Taça Jules Rimet das mãos da Rainha e se tornaram campeões do mundo pela primeira vez.

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

Jogadores ingleses erguendo a Taça Jules Rimet após conquistarem o título mundial.

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)

(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)

© 2013 por Carlos H. Queiroz

 

O COMPARTILHAMENTO DO CONTEÚDO DO SITE É TOTALMENTE APOIADO DESDE QUE A FONTE SEJA CITADA.

Para informar erros contidos no site, sugestões ou contato: c.arloshenr@hotmail.com

carlosqueirozagro@gmail.com

copa.com é um portal multimidia que visa reunir o mais diversicado e completo material histórico sobre Copa do Mundo FIFA

Algumas partes do site ainda estão em construção, portanto pode ser possível que você não encontre algo que procure, pedimos a compreensão de todos e informamos que estamos trabalhando o melhor possível para completar este projeto

bottom of page