top of page

COPA  DO MUNDO FIFA 1962

Campeonato Mundial de Fútbol

Copa Jules Rimet Chile 1962

Chile, 30 maio  - 17 junho 1962

A Copa do Mundo FIFA de 1962 foi a sétima edição da Copa do Mundo e aconteceu no Chile, onde dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato.  A Seleção Brasileira conquistou o bicampeonato. A final da Copa do Mundo FIFA de 1962 foi disputada contra Tchecoslováquia. 

Logo oficial Copa do Mundo FIFA 1962

Mascote

Não houve mascote nessa edição da Copa.

Bola oficial

CrackTop Star

Postêr oficial

El Rock del Mundial

Los Ramblers

Música oficial

Artilheiro

04 GOLS

Garrincha (BRA)

Vavá (BRA)

Leonel Sánchez (CHI)

Flórián Albert (HUN)

Valentin Ivanov (UNS)

Dražan Jerković (IUG)

TCHECOSLOVÁQUIA

Terceiro lugar

Vice campeão

Campeão

BRASIL

CHILE

CIDADES SEDE

 

 

 

ESTÁDIOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS

 

 

 

 

     No Grupo 1, a surpresa foi a eliminação prematura do Uruguai. O grande jogo foi um empate entre URSS e Colômbia em 4 a 4. Nessa partida, houve o primeiro (e único) gol olímpico da história das Copas marcado pelo colombiano Marcos Coll. A segunda vaga ficou com a forte Iugoslávia. No confronto entre os países comunistas nessa fase, ocorreu uma das entradas mais violentas da história das Copas, feita pelo iugoslavo Muhamed Mujić no lateral soviético Eduard Dubynskyi. Essa fratura foi tão violenta que o lateral soviético acabou sendo praticamente inutilizado para o futebol.

     No Grupo 2, os chilenos derrotaram a Suíça por 3 a 1 e a Itália por 2 a 0. Neste jogo valeu tudo, houve vários socos e pontapés dos dois lados e os italianos sofreram com a catimba sul-americana e também com a péssima arbitragem do britânico Ken Aston onde somente foram expulsos dois jogadores italianos. A Alemanha Ocidental que venceu o Chile por 2 a 0 ficou em primeiro e o Chile em segundo.

     No Grupo 3 na estreia o Brasil bateu o México por 2 a 0 com um gol de Pelé em que driblou toda a defesa mexicana antes de tocar na saída de Carbajal. No segundo jogo, contra a Tchecoslováquia, Pelé sofreu contusão e não voltaria a atuar nesta Copa. O Brasil empatou com a Tchecoslováquia em 0 a 0, derrotou a Espanha em jogo dramático e de virada, 2 a 1. A Tchecoslováquia, mesmo perdendo para o México por 3 a 2, ficou com a outra vaga.

     No Grupo 4 brilhou a Hungria que aplicou uma goleada de 6 a 1 na Bulgária. A Argentina, mesmo jogando perto de sua torcida caiu nesta fase com o empate em 0 a 0 contra a Hungria em uma grande atuação de Grosics, último remanescente do esquadrão húngaro de 1954. A outra vaga foi da Inglaterra, que apesar da derrota para a Hungria por 2 a 1, ganhou da Argentina por 3 a 1 e garantiu a vaga com empate de 0 a 0 contra a Bulgária.

 

FASE FINAL

 

 

 

 

 

Pode-se dizer que o Brasil só decolou a partir das Quartas quando Mané chamou para si a responsabilidade e derrotou a Inglaterra por 3 a 1. Foi nessemesmo jogo que aconteceu o memorável episódio envolvendo um cachorro que invadiu o gramado. O goleiro inglês tentou retirar o animal, mas ele foi para o meio de campo. O craque brasileiro Garrincha também tentou, mas o cachorro deu uma "jogada de corpo" em Mané. Finalmente, Jimmy Greaves retirou o cachorro.Uma surpresa foi a vitória da irregular Tchecoslováquia contra a forte Hungria por 1 a 0. Os chilenos iam ao delírio ao despacharem a URSS por 2 a 1 e chegarem às semifinais. A Iugoslávia venceu a Alemanha Ocidental por 1 a 0.Nas semifinais o Brasil venceu o Chile dono da casa por 4 a 2 no Estádio Nacional lotado. Os chilenos, com o lema "como nada temos queremos tudo", surpreenderam e ficaram com um honroso terceiro lugar ao derrotar a Iugoslávia. A Tchecolováquia, que cresceu durante a competição, venceu a Iugoslávia por 3 a 1.Brasil e Tchecoslováquia novamente se encontrariam na final. Masopust abriu o placar. O Brasil empatou com Amarildo. Zito virou e Vavá marcou o terceiro. Com o placar em 3 a 1 o Brasil se sagraria bicampeão mundial de futebol.

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

Capitão brasileiro erguendo a taça do bicampeonato brasileiro conquistado em 1962.

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)

(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)

© 2013 por Carlos H. Queiroz

 

O COMPARTILHAMENTO DO CONTEÚDO DO SITE É TOTALMENTE APOIADO DESDE QUE A FONTE SEJA CITADA.

Para informar erros contidos no site, sugestões ou contato: c.arloshenr@hotmail.com

carlosqueirozagro@gmail.com

copa.com é um portal multimidia que visa reunir o mais diversicado e completo material histórico sobre Copa do Mundo FIFA

Algumas partes do site ainda estão em construção, portanto pode ser possível que você não encontre algo que procure, pedimos a compreensão de todos e informamos que estamos trabalhando o melhor possível para completar este projeto

bottom of page