COPA DO MUNDO FIFA 1950

A Copa do Mundo FIFA de 1950 foi a quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Ocorreu de 24 de junho a 16 de julho. Durante a década de 1940, não houvera a realização das copas previstas, pois a tragédia da Segunda Guerra Mundial mobilizara o mundo para o esforço de guerra e impedira a realização do campeonato. A Federação Internacional de Futebol, entretanto, permanecera mobilizada e, tão logo quanto foi possível, tratou de marcar a disputa da IV Copa em um país fora do continente europeu, que ainda encontrava-se em reconstrução. O Brasil foi escolhido por unanimidade como anfitrião na época, sendo um sucesso no sentido de infraestrutura a instalações e exemplo para o mundo.
Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato. A Copa do Mundo FIFA de 1950 não teve uma final oficialmente. As quatro equipes que se classificaram em primeiro em seus grupos formaram um novo grupo e disputaram partidas entre si. A Espanha e a Suécia foram goleadas pelo Brasil e eliminadas por placares apertados pelo Uruguai. A última partida era coincidentemente entre o primeiro e o segundo colocados, que até então não haviam perdido na competição. A última partida da copa ficou conhecida como Maracanaço e contou com o maior público de todas as partidas de todas as copas: 199.854 pessoas.
Cartaz oficial Copa do Mundo FIFA 1950
Mascote
Não houve mascote neste mundial
Bola oficial

Super Duplo T
Postêr oficial

Não houve música neste mundial
Música oficial
Artilheiro
09 GOLS: Ademir Menezes (BRA)
BRASIL
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
URUGUAI


CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS
Na 1ª fase, o Brasil venceu por 4 a 0 o México, empatou por 2 a 2 com a Suíça e venceu a Iugoslávia por 2 a 0.Uma das grandes decepções foi a Inglaterra, que perdeu por 1 a 0 para os Estados Unidos, numa das maiores zebras de todos os tempos. No seu grupo a classificada foi a Espanha, "a fúria", que venceu a Inglaterra por 1 a 0, o Chile por 2 a 0 e os EUA por 3 a 1. O devido a desistências de Turquia e Escócia o Uruguai só enfrentou a Bolívia em Recife e goleou 8 a 0. A Itália, bicampeã mundial, também caiu na 1ª fase, mas o time não era nem sombra de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Squadra Azurra. Os classificados foram os suecos, que ganharam da Itália por 3 a 2 e empataram com o Paraguai em 2 x 2, garantindo passagem para a fase seguinte. Na final, um quadrangular inédito e único em copas: Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai.
FASE FINAL: QUADRANGULAR FINAL
No quadrangular: Brasil 7 a 1 na Suécia e Brasil 6 a 1 na Espanha garantiram ao Brasil uma boa vantagem frente ao Uruguai. Em 16 de julho diante de um público de 199 954 pessoas no Maracanã, o Brasil precisava apenas empatar com o Uruguai e o troféu seria dos donos da casa. Após vitórias esmagadoras contra Espanha e Suécia, parecia certo que os brasileiros fossem ganhar o título, especialmente quando Friaça abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo. O Brasil precisava de um empate. Porém o Uruguai empatou com Juan Alberto Schiaffino e, com onze minutos faltando para o final da partida, virou o jogo com um gol de Alcides Ghiggia, resultado 2-1 para os uruguaios, que se tornaram campeões pela segunda vez. Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio.

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

IV Campeonato Mundial de Futebol
Brasil, 24 junho - 16 julho de 1950




(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)




(use o mouse para ver o nome e alternar entre os estádio)


Seleção uruguai de 1950, que conquistou o bicampeonato em 1950, após vencer o Brasil na partida que ficou conhecida como o Maracanaço.
SUÉCIA




