COPA DO MUNDO FIFA 1938

A Copa do Mundo de 1938 foi a terceira edição disputada, e contou com a participação de 15 países, 36 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na França entre 4 e 19 de junho de 1938. Foi um mundial marcado pela gravíssima situação internacional, que levaria a Europa e o mundo à Segunda Guerra Mundial, pouco mais de um ano depois. A Áustria que fora anexada pela Alemanha de Hitler não participou do mundial, pois foi obrigada à ceder seus jogadores à seleção alemã.
O formato seguiu o mesmo da edição passada, oitavas de final, quartas de final seguindo para as semifinais e final, além do terceiro lugar, ambos com somente o jogo de ida.
Cartaz oficial Copa do Mundo FIFA 1938
Mascote
Não houve mascote neste mundial
Bola oficial

Allen
Postêr oficial

Não houve música neste mundial
Música oficial
Artilheiro
07 GOLS: Leônidas da Silva (BRA)
HUNGRIA
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
ITÁLIA


CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE ÚNICA
Foi a primeira copa em que o Brasil realmente se organizou, na estreia um épico, Brasil 6 a 5 Polônia. Um jogo cheio de alternativas decidido só na prorrogação. Uma guerra, com vários jogadores contundidos em ambas as equipes. Durante as Oitavas aconteceu a primeira grande zebra em copas, empate de 3 a 3 entre Cuba e Romênia. No jogo desempate deu Cuba por 2 a 1. A Suíça empata com a Alemanha em 1 a 1 e vence o jogo desempate por 4 a 2, despachando a seleção austríaca da copa. Os italianos venceram a Noruega por 2 a 1 e os húngaros golearam as Índias Orientais Neerlandesas (Indonésia) por 6 a 0.
Nas quartas o Brasil jogou duas vezes contra a Tchecoslováquia, onde no primeiro jogo empatou em 1 a 1, havendo a necessidade de se realizar um jogo desempate que terminou em 2 a 1 para o Brasil. A Itália eliminou a França, por 3 a 1. Os húngaros avançaram com seu futebol técnico eliminando a surpreendente Suíça por 2 a 0. O destaque coube à Suécia que não jogou as Oitavas (seu adversário seria a Áustria) que espantou a zebra cubana por 8 a 0. Na semifinal o Brasil, sem Leônidas (poupado), perdeu para a Itália, campeã mundial, por 2 a 1. Os húngaros confirmam sua força e goleiam a Suécia por 5 a 1. A seleção brasileira ganhou da Suécia a decisão do 3º lugar por 4 a 2, na primeira grande participação canarinho em copas.
Na final, a Itália de Vittorio Pozzo, o técnico, e do grande Giuseppe Meazza, contra a forte Hungria. Itália 4 a 2 Hungria, e a Azzurra era o primeiro time a ser bicampeão mundial de futebol. Leônidas, o Diamante Negro, foi o artilheiro do mundial de 1938. Pozzo, até hoje, é o único técnico campeão mundial em duas oportunidades como treinador.

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

Coupe du Monde 1938
França, 04 junho - 19 junho de 1938




(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)




(use o mouse para ver o nome e alternar entre os estádio)


Seleção italiana com a taça Jules Rimet comemorando a bicampeonato mundial conquistado em 1938.
BRASIL
