COPA DO MUNDO FIFA 1930

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira edição do mundial e foi sediada no Uruguai, entre 13 e 30 de julho envolvendo 13 seleções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos.
Não houve eliminatórias e apenas treze nações se inscreveram: sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte. Poucas equipes europeias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93.000 pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.
Cartaz oficial Copa do Mundo FIFA 1930
Mascote
Não houve mascote neste mundial
Bola oficial

Modelo T e Tiento
Postêr oficial

Não houve música neste mundial
Música oficial
Artilheiro
08 GOLS: Guilhermo Stábile (ARG)
ARGENTINA
Terceiro lugar
Vice campeão
Campeão
URUGUAI

INDEFINIDO

CIDADES SEDE

ESTÁDIOS

SELEÇÕES PARTICIPANTES

O CAMPEONATO

FASE DE GRUPOS
O primeiro grupo foi o único a conter quatro equipes: Argentina, Chile, França e México. A França venceu o México na primeira partida da copa por 4 a 1, perdendo nas partidas seguinte para a Argentina e Chile por 1-0 em ambas partidas. A argentina venceu as três partidas que dispitou, com destaque na goleada contra o México por 6-3, sendo três dos gols marcados por Stabile. O Chile ganhou duas das três partidas, e o México derrotado em todas as que jogou.
O segundo grupo continha Brasil, Bolívia e Iugoslávia. Brasil, era um dos favoritos, mas no jogo de abertura do grupo, perdeu por 2-1 para a Iugoslávia. Ambos os jogos da Bolívia seguiu um padrão semelhante, um início promissor transformando gradualmente em derrota pesada. Contra a Iugoslávia, sofreram quatro gols até o apito final. Contra o Brasil, o placar foi 1-0 para o Brasil no primeiro tempo. Brasil acrescentou mais três na segunda metade, dois deles marcados pelo Preguinho. Porém a Iugoslávia qualificou-se para as meias-finais.
No terceiro grupo o Uruguai estavam em um grupo com Peru e Romênia. O jogo de abertura neste grupo entre o Romênia e Peru viu o primeiro jogador a expulsão na competição, quando Plácido Galindo do Peru foi expulso. Os romenos fizeram a vantagem em número de jogadores na sua vitória por 3-1. Este jogo teve o menor público de qualquer outro na história da Copa do Mundo. O atendimento oficial era 2459, mas o número real é geralmente aceite para ser em torno de 300. Devido a atrasos na construção no Estádio Centenário, primeiro jogo do Uruguai foi adiado para cinco dias após o início do torneio. Este jogo entre Uruguai e Peru foi primeiro a ser realizado no Centenário, precedido por uma cerimônia em homenagem às comemorações do centenário do Uruguai. O Uruguai venceu o Peru por 1-0, já pelo segundo jogo desta vez contra os romenos goleou por 4-0 classificando para a fase final.
Os Estados Unidos dominaram o quarto grupo. Eles bateram seus primeiros adversários, Bélgica, 3-0. A facilidade da vitória foi inesperada; Jornal uruguaio Imparcial escreveu que "o grande placar da vitória americana tem realmente surpreendeu os especialistas". No segundo jogo os americanos bateram os paraguaios por 3-0. No terceiro jogo, Paraguai venceu a Bélgica por uma margem de 1-0.
FASE FINAL
As duas semifinais tiveram placares idênticos. Na primeira semi, um gol de Monti do meio de campo no primeiro tempo deu a Argentina uma liderança de 1 a 0 contra os Estados Unidos no intervalo. No segundo tempo a força do time dos Estados Unidos foi batida pelo ritmo dos ataques argentinos, com a partida terminando 6 a 1 para a Argentina. Na segunda semifinal; a Iugoslávia sairia na frente com Sekulić marcando. O Uruguai conseguiu a virada em 2 a 1, mas pouco antes do intervalo a Iugoslávia teve um gol anulado de maneira controversa por impedimento. Os anfitriões marcaram mais quatro gols no segundo tempo, com um hat-trick de Pedro Cea, assegurando a vitória por 6 a 1.
A final marcou o reencontro entre os finalistas dos Jogos Olímpicos de 1928, Uruguai e Argentina. Uma vez que a disputa do terceiro lugar não se estabeleceu até a Copa seguinte, a Copa de 1930 é única no fato em que não ocorreram partidas entre as semifinais e a final. Porém, algumas fontes, notadamente um Boletim da FIFA de 1984, afirmam que houve sim uma partida do terceiro lugar e que foi vencida por 3 a 1 pela Iugoslávia.13 Essa informação nunca foi oficialmente confirmada.
A final foi disputada no Estádio Centenário em 30 de julho. Os portões do estádio foram abertos às oito da manhã, seis horas antes do pontapé inicial, e ao meio-dia os lugares estavam tomados, oficialmente comportando 93.000 pessoas.14 Antes do início da partida ocorreu uma discordância em relação a bola que seria usada na partida, forçando a FIFA a interferir decretando que a bola argentina seria usada no primeiro tempo e uma uruguaia no segundo. O jogo acabou 4 a 2 para os uruguaios (que perdiam de 2 a 1 no intervalo) que receberam o título de campeões do mundo, assim que Jules Rimet os presenteou com a Copa do Mundo, que seria depois nomeada em sua homenagem. O dia seguinte à partida foi declarado feriado nacional no Uruguai.

(clique para ampliar)

PARA VER MAIS FOTOS E VÍDEOS DESTA EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA ACESSE NOSSA GALERIA MULTIMÍDIA DO PORTAL COPA.COM, CLICANDOD NO LINK AO LADO

1er Campeonato Mundial de Football
Uruguai, 13 julho - 30 de julho de 1930


(use o mouse para ver o nome e alternar entre as cidade)




(use o mouse para ver o nome e alternar entre os estádio)




